HR Scorecards – Sistemas de medição de desempenho dos processos de gestão de pessoas

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HR Scorecards – Sistemas de medição de desempenho dos processos de gestão de pessoas

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Criar valor com as pessoas e como medir eficientemente este processo de criação de valor é hoje o principal desafio de qualquer executivo. Sistemas de medição de desempenho dos processos de RH apoiam o processo de criação de valor e contribuem com a implantação da estratégia de negócios da empresa.

Com a atitude mental e ferramentas de medição corretas, a gestão de RH pode significar a diferença entre as empresas que apenas seguem a concorrência daquelas que se destacam no mercado.

Por que medir?

O que é medido, é gerenciado – e o que é gerenciado é realizado.

Se você não pode medir, você não pode gerenciar e aquilo que você não gerencia, você não pode implementar melhorias.

A regra mais simples para lembrar é que: “medições” são respostas para perguntas.

Fator de Diferenciação

Acesso a aquisição de máquinas operatrizes e equipamentos não é um fator de diferenciação. Você precisa de capital e mercado fornecedor.

Por outro lado, a habilidade e destreza, de sua força de trabalho, no seu uso, é um fator importante e estratégico de diferenciação.

Uma empresa que perde todos os seus equipamentos, mas mantém a habilidade e conhecimento de sua mão de obra, pode voltar ao mercado mais rapidamente.

As afirmações acima capturam a diferença entre capital físico e intelectual, e revelam sua capacidade e velocidade de resposta, ao mercado.

A gestão do capital intelectual ou humano, está crescendo em importância no mundo de negócios contemporâneo.

Capital Humano

A necessidade de resultados fortalece a visão de curto prazo. A necessidade de resultados fortalece e torna evidente a “visão de curto prazo” nas empresas. Hoje em dia, curto prazo significa um horizonte máximo de 30 dias. Com isto, é muito comum ver nas empresas a “ Síndrome do fechamento do mês”.

Nosso desafio como gestores é manter viva a necessidade de investir no médio e longo prazo.

Gerir capital humano é desenvolver um olhar mais abrangente sobre a formação e preparação de líderes e profissionais e ainda trabalhar na criação de valor no médio e longo prazo através do:

  • Treinamento
  • Gestão do desempenho
  • Plano de sucessão, e
  • Programa de estagiários e trainees.

Como capital, ele também é um ativo da empresa, no entanto, um ativo intangível na forma de:

  • Conhecimento, habilidades e competências

Uma grande vantagem é que por ser intangível não pode ser copiado pela concorrência, e ainda ser uma barreira para novos entrantes no mercado.

Ativo Tangível vs. Intangível

Tangível Intangível
Visível Invisível
Rigorosamente quantificado Difícil para quantificar
Balanço Contábil Não é contabilizável
Investimento produz retorno conhecido Avaliação baseada em premissas
Deprecia com o uso Aprecia com o uso proposto
Tem aplicação finita Tem múltiplas aplicações sem redução de valor
Quanto menos, mais fácil de gerenciar Quanto mais, mais fácil de gerenciar
Pode ser acumulado e estocado Dinâmico, não pode ser acumulado e estocado

 

Exemplos de Ativos Intangíveis – “Goodwill”

  • Reconhecimento da marca
  • Patentes e registros
  • Conhecimento
  • Inovação
  • Habilidade para implantar estratégias

“Ativos intangíveis geram benefícios tangíveis”.

HR SCORECARDS

Para demonstrar sua contribuição estratégica à administração, o profissional de RH necessita de um sistema de medição que foque em 2 dimensões:

  • Controle de Custo – dirigindo os custos da função RH e otimizando a eficiência operacional da organização
  • Criação de Valor – assegurando que a estrutura de RH cruze com o processo de implantação da estratégia da organização.

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  • Demográficos – Indicam a disponibilidade da força de trabalho para a realização dos processos
  • Financeiros – Alinhamento dos investimentos em capital humano com os resultados da organização
  • Processos – Gestão da melhoria dos processos. Os processos podem ser agrupados em 4 macroprocessos, a saber:
    • Aquisição;
    • Manutenção;
    • Retenção; e
    • Desenvolvimento Organizacional.

Todos os processos compartilham um padrão comum. Eles consomem recursos e geram um produto ou um serviço. A razão por que analisar e mensurar processos de recursos humanos é que uma organização só é tão eficaz quanto os seus processos são.

Assim, para assegurar uma eficiente gestão do capital humano, manter um conjunto de métricas que descrevem a sua eficiência é estratégico para o negócio. Encontrar os efeitos do capital humano em seus processos não é uma tarefa misteriosa. Apenas necessita de dedicação e crença de que as pessoas são a alavanca primária do nível de lucratividade da empresa.

 

CARLOS ROBERTO DE O. CARVALHO

Executive Search & Human Capital Director

ODGERS BERNDTSON

Phone:  +55 11   2147-0450

Mobile: +55 11 94470-0507

 carlos.carvalho@odgersberndtson.com.br

Bibliografia:

  • The HR Scorecard – Linking people, strategy, and performance.
    • Brian E, Becker
    • Mark A. Huselid
    • Dave Ulrich
  • The ROI of Human Capital – Measuring the Economic Value of Employee Performance
    • Jac Fitz-enz
  • The Workforce Scorecard – Managing Human Capital to Execute Strategy
    • Brian E, Becker
    • Mark A. Huselid
    • Richard W.Beatty