so-acontece-comigo
Só acontece comigo
16/08/2018
Exibir tudo

Liderar X Gerenciar

lideranca-e-gerencia

Começamos explicando que Liderança não é um cargo hierárquico da estrutura de uma empresa e sim uma atitude. Já a Gerencia normalmente é um nível hierárquico dentro de uma estrutura em uma empresa. Pode se dizer que todos que gerenciam alguma coisa é gerente.

Existe gerente coordenador, gerente supervisor, gerente, e existe gerente Diretor. Também a grosso modo, podemos dizer que todo mundo é gerente, pois todos gerenciam alguma coisa. Gerenciamos tempo, dinheiro, a educação dos filhos e um monte de outras coisas.

De uma forma muito simples, poderíamos dizer que o líder cuida de gente e o gerente cuida de coisas.

Ops! Mas gerente não cuida de gente? Cuida, mas cuida também das coisas: horário, tarefas, férias, avaliação de desempenho, promoção, demissão. Coisas!

Sendo mais light e menos lógico-conceitual eu diria que o líder cuida da alma da gente.

Mas o líder não cobra resultados e etc.? Sim, sim! Diferente do gerente ele consegue conectar uma simples tarefa a um ideal maior, um propósito maior, dar significado. Ele explica, apoia, acolhe.

O gerente distribui tarefas entre seus funcionários segundo suas especializações. O líder vai além. Ele verifica quem é o melhor para fazer cada tarefa, respeitando a necessidade dos seus comandados, o momento que ele está vivendo, faz uma análise mais holística.

Talvez sem querer magoar os gerentes, o Líder é um gerente com alma. Com posto ou não na estrutura hierárquica de uma empresa.

Ficou difícil? Vou dar um exemplo clássico: Martin Luther King.

Ele não trabalhava em uma empresa, não tinha nenhum cargo hierárquico, mas foi um dos maiores líderes da história mundial.

O que ele fez? Conseguiu mobilizar, dar sentido a uma causa, deu significado a seus liderados, teve visão de futuro, foi um visionário.

O gerente por seu lado é a pessoa que administra recursos: financeiros, instalações, equipamentos, sistemas de informações, tempo, materiais e das coisas dos funcionários. Tudo isto para obter resultados que são financeiros, de cumprimento de prazos, requisitos de qualidade, respeitando a segurança e a saúde dos empregados e o meio ambiente.

Qual foi o legado do grande líder Martin Luther King?

Em poucas palavras: Dedicou sua vida ao respeito da igualdade racial e justiça social nos Estados Unidos da América através da Luta sem violência para a obtenção destes direitos.

Estou tentando dizer que ele não tinha um cargo, não trabalhava em nenhuma empresa e conseguiu esta transformação tão profunda.

Na minha opinião todo gerente deveria ser um líder.

Mas não no sentido de impor sua vontade pelo medo e pela força de seu cargo. O verdadeiro líder pauta-se na força de seu carácter e de suas atitudes, na sua comunicação franca, visão de futuro, capacidade de mobilização e motivação.

Todo líder é um bom gerente?

Pode ser. E seria melhor que fosse. Mas pensando fora das empresas, acho que isto está longe de ser uma verdade.

Quando era mais jovem e perdurou por um bom tempo eu almejava conseguir um cargo de gerente em todos os níveis hierárquicos das estruturas, só descobri mais tarde que ser líder é muito mais valoroso e prazeroso.

Termino dizendo que esta experiência é baseado na minha experiência e carreira e não necessariamente como define a academia e os livros especializado.

E para você o que te dá mais prazer? Ser Líder, ser Gerente, ou ser um mix entre os dois?

Do Livro Crônicas de RH-Vol 2- Os Psicopatas, O RH e Eu.

www.clubedeautores.com.br

RH Travessia

– See more at: http://rhtravessia.com.br/lideranca-x-gerencia/#sthash.B4VRzNj7.dpuf